quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Os melhores encurtadores de links



Essa vida é muito díficil, não é não? Imagine se você é torcedor do Botafogo e quer comemorar a contratação de "Loco" Abreu. Você quer espalhar a notícia para todos no seu Twitter. Vai no Globoesporte, pega o link da notícia e... se ferrou. Como é que você vai postar um link desse tamanho: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Botafogo/0,,MUL1437113-9861,00-ABREU+LOCO+DESDE+CRIANCA+E+NUMERO+COMO+SINONIMO+DE+TRABALHO.html ? Nem se o Twitter fosse de 280 caracteres ia funcionar. Mas calma, seus problemas acabaram! É de conhecimento da maioria a existência dos chamados "encurtadores de link" (url shorteners). Alguns até já existiam, mas com a explosão do Twitter, se tornaram peça fundamental aos viciados no site. Por isso, apresento os melhores (e outros nem tanto) encurtadores de link existentes.

O que eu mais uso é o Bit.ly. Simples e rápido, ele foi eleito pelo TechCrunch (famoso blog de informática) o melhor encurtador da web. Esse blog fez uma lista dos melhores, onde estão incluídos Ow.ly, Is.gd, entre outros. Junto com o Bit.ly, talvez, esteja o TinyUrl. Ele já era conhecido antes mesmo do Twitter e hoje é um dos preferidos dos usuários. No Brasil, o Migre.me é o preferido. Ainda há outros, como o Doiop (onde você mesmo define a palavra-chave) ou o ReadThisUrl (que assim como o Doiop, permite que você use sua própria palavra-chave, mas nesse caso, várias).

Há também os encurtadores bizarros. O ICanHaz deixa seu link na forma do miguxês americano. Quer seu link como uma frase do romancista inglês Charles Dickens? O DickensUrl faz isso para você. Está com fome? Experimente o Bacn.me, que vem acompanhado com bacon! Quer espaço? Com o Tinyarro.ws você cria urls super pequenas. Agora, se você não precisar de links tão curtos assim, talvez  o HugeUrl te ajude, hehe.


"Links!? Merda, encurtei a coisa errada!"

E isso é tudo, pessoal. Se você precisar de mais encurtadores, confira uma lista com os 100 principais aqui: http://bit.ly/5ezr0S (rá!). Inutilidade útil. Abraços.

0 comentários:

Postar um comentário